domingo, 15 de maio de 2011

Livro

Como todos meus amigos sabem, adoro ler....
como eu estava com o blog super paradinho entao vou ir postando sobre os livros que andei lendo no ultimo ano...

bom em janeiro ganhei um presentao lindo da minha prima Fernada, ela me mandou um livro maravilhoso..NAO HA SILENCIO QUE NAO TERMINE da Ingrid Betancourt.....
Quando soube do livro me interessei de imediato,quando vi a grossura do livro me deu uma leve desanimana,pois meu tempo estava curto e so dava pra ler 30 minutos por dia,tempo que eu levava da minha casa ate o servico,imaginei que demoraria muito tempo para termina-lo, quando comecei a ler foi uma coisa que nao tem como explicar, cada relato, cada descricao, me fazia entrar naquele mundo com os minimos detalhes, me angustiei,me deprimi, chorei, sorri, muitas vezes quis bater nela pra nao fazer as coisas que fez rsssss....mas enfim achei tudo maravilhoso, nao tenho a menor ideia de como uma pessoa consegue viver tudo aquilo, passar todas aquelas humilhacoes e muito mais que sei que nao foram citadas pq a propria autora disse ter partes que ela nao queria lembrar, mas como assim uma mulher passa por tudo aquilo e sai de la com um sorriso no rosto e com a forca de sempre? Nao tenho como expressar toda minha admiracao por essa mulher....livro brilhante, de uma narrativa brilhante cheia de detalhes,
mas que me mostrou que amizade de verdade a gente se conquista a cada dia e que na alegria e na tristeza podemos contar com elas sempre.....
RECOMENDADISSIMO

Filha de uma tradicional família colombiana, educada na Europa, Ingrid Betancourt resolveu abandonar a segurança de uma vida confortável para dedicar-se aos problemas de seu conturbado país. Elegendo-se sucessivamente deputada e senadora, Ingrid fundou em 1998 o partido Oxigênio Verde, com o objetivo de trazer novas esperanças à política colombiana, marcada pela violência sectária e pela corrupção. Interessada em promover o diálogo entre as diversas facções da guerra civil que há décadas dilacera a Colômbia, a jovem senadora resolveu em 2001 lançar sua candidatura às eleições presidenciais.

No ano seguinte, durante uma viagem de campanha ao único município governado por um prefeito de seu partido, a candidata - então mal colocada nas pesquisas - foi sequestrada por um comando das Farc, junto com diversos assessores e seguranças, num episódio até hoje mal explicado. Levada para o interior da selva em inúmeras viagens de barco, caminhão e marchas a pé, Ingrid se viu repentinamente desligada do convívio dos amigos e da família, isolada do mundo exterior em meio a guerrilheiros fortemente armados.

A autora de Não Há Silêncio Que Não Termine passaria mais de seis anos em poder das Farc. Sua visível agonia, documentada por cartas e "provas de vida" em vídeo, bem como sua libertação numa célebre e cinematográfica operação do Exército colombiano, em 2008, chamaria novamente as atenções do mundo para o conflito que atualmente ameaça a paz no continente Sul-americano. Este livro é o relato contundente de sua experiência como prisioneira da guerrilha narcotraficante, em meio à fome, à doença e às humilhantes condições impostas pelos sequestradores. Os momentos mais dramáticos de sua longa crônica de desventuras certamente são as desesperadas tentativas de fuga. Decidida a recuperar sua liberdade a qualquer custo, Ingrid tentou escapar diversas vezes, sendo invariavelmente recapturada pela guerrilha, faminta e perdida na selva.

A vítima retrata seus algozes sem rancor, descrevendo-os em sua miséria política e humana. O bem-sucedido fim do sequestro, em julho de 2008, encerra o livro num tom de cautelosa esperança, dedicado à preocupante situação dos reféns ainda em poder das Farc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário