sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sthephenie Meyer



Uma história de amor água com açúcar entre dois jovens apaixonados que devem enfrentar um empecilho para viver esse amor. História batida e contada desde que o mundo é mundo, não? Romeu e Julieta, Jack e Rose (Titanic), Tristão e Isolda. Já vimos/lemos/ouvimos milhares de vezes uma trama semelhante. O que faz a diferença é a forma como isso é contado e que dessa forma prende a atenção do público.


Por isso, tome o mote principal do casal e transforme um deles num vampiro centenário e o outro num ser humano. Crie uma mitologia própria para os seus vampiros e, voilà, é essa a história da série de livros Crepúsculo (Twilight, em inglês), de Stephenie Meyer, que conquistou legiões de fãs, agitou o mercado editorial e agora vira febre novamente com a transposição do segundo livro para as telas do cinema.

Os quatro livros da saga Crepúsculo, que falarei com detalhes a seguir, já venderam juntos, mais de 42 milhões de cópias em todo o mundo, com traduções em 37 linguas diferentes. Na época do lançamento do primeiro livro, Meyer chegou a ser comparada a J.K. Rowling, autora dos best sellers Harry Potter e que também enriqueceu com uma obra literária. E parece que Meyer seguiu os passos de Rowling direitinho, afinal, achou uma boa história e soube manter a atenção do público nela até o seu final.

Sendo membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (também conhecida no Brasil como Mórmons), casada e tendo três filhos, Meyer criou um romance tatibitati, por vezes inocente, onde apesar de insinuada, a sexualidade é tratada de forma respeitosa, quase santa (isso numa história sobre seres das trevas).

Lançado em 2005, Meyer conta que a história de Crepúsculo surgiu em 02 de junho de 2003, quando teve um sonho onde era uma garota vampira e havia um vampiro apaixonado por ela e que desejava o seu sangue. Baseado nesse sonho, Meyer escreveu a transcrição do que agora é o capítulo 13 do primeiro livro da série.
Stephenie Meyer é formada em inglês pela Brigham Young University, mas até escrever Crepúsculo, ela não tinha muita experiência na construção de uma trama literária. Mesmo assim, em apenas três meses, ela transformou seu sonho em um romance que, tempos depois, seria um enorme sucesso editorial.
(http://semtedio.com/a-saga-crepusculo-%E2%80%93-como-stephenie-meyer-reinventou-as-historias-de-vampiros/)

Um comentário:

  1. Bem que a Steph poderia "imitar" a J.K. Rowling e escrever mais 3 livros para a série Crepúsculo né?? kkkkkk... Tomara que ela termine o "Sol da Meia Noite", essa série realmente prende a gente, impossível não se apaixonar pela história. Ô saudades!!

    ResponderExcluir